Tetris completa 40 anos: como a ideia de um programador soviético conquistou o mundo
Em uma história que poderia ter saído de um romance de espionagem, um designer se aventurou em Moscou na década de 1980 para encontrar o criador de um jogo que encanta milhões de pessoas em todo o mundo.
Quarenta anos atrás, um jovem pesquisador soviético criou um jogo de computador diferente de qualquer outro.
Em 1984, Alexey Pajitnov, entediado com seu trabalho no centro de informática de um instituto em Moscou, encontrou um novo uso para suas habilidades matemáticas: ele criou um videogame.
O primeiro protótipo do jogo para o computador de fabricação soviética Elektronika 60 foi lançado em 6 de junho de 1984.
“Assim que o primeiro protótipo [começou] a ser criado, todos ficaram muito curiosos e pediram para experimentar”, contou Pajitnov ao podcast Witness History, da BBC, em 2011.
Inspiração no pentaminó
Este foi o início do Tetris — um jogo brilhantemente simples, mas ainda assim cativante, destinado a dominar o mundo com a sua popularidade.
A ideia foi baseada em um clássico jogo de pentominó, em que figuras geométricas angulares de formas estranhas precisam ser ajustadas com precisão entre si para criar uma forma contínua e sem espaços.
Tetris usa uma ideia muito semelhante: o jogador deve colocar formas geométricas que estão caindo, compostas por quatro quadrados cada (também chamadas de “tetraminós”), em uma caixa vertical para que formem linhas sólidas, de ponta a ponta.
A quase total ausência de computadores pessoais na União Soviética não foi um obstáculo à difusão deste jogo.
Ele foi copiado de uma máquina para outra, passando entre os poucos usuários de computadores em todo o país.
A história de como o Tetris atravessou a Cortina de Ferro vale seu próprio romance de espionagem.
Fonte:g1globo

Nenhum comentário